Skip to content

ADIRC Mundo dos Mitos – Aprendendo a servir à comunidade com os ensinamentos da mitologia grega

23/07/2013

* texto enviado para a última Carta Mensal da Gestão 2012-2013 do Governador Reinaldo Franco.

logo-1_rct-ict

Jovens do Rotaract, Interact e RotaKids mais preparados e motivados para servir: este foi o principal resultado da ADIRC Mundo dos Mitos (Assembleia Distrital de Interact e Rotaract Clubs), treinamento distrital realizado entre os dias 5 e 7 de abril no Sítio da Colina, em Vargem Grande Paulista.

Organizada pelo Rotaract Club de São Paulo Sumaré-Perdizes e pela Representação Distrital de Interact Clubs, a ADIRC teve a proposta de agregar o conhecimento das atividades da juventude com a filosofia e sabedoria da mitologia grega, através de treinamentos dinâmicos e lúdicos, como preparativos para a gestão 2013-2014. Mais de 70 participantes receberam treinamento de especialistas em Secretaria, Tesouraria e Protocolo, além das Avenidas de Serviços à Comunidade, Profissionais, Internos e Internacionais. A programação contou ainda com palestras sobre Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento Pessoal e jogos para reforçar o aprendizado com muita diversão.

Preparativos – Apesar de enxuta, a equipe de organização da ADIRC Mundo dos Mitos contou com jovens experientes na organização de eventos deste porte. Christiane Rocha, Secretária Distrital de Rotaract e Coordenadora do evento, fala sobre a preparação: “Realizar um evento como a ADIRC sempre foi meu sonho desde que entrei no Rotaract. No começo, tive medo de que meu clube não abraçasse a ideia, mas quando vi todo mundo animado e trazendo sugestões, senti que tínhamos tudo pra organizar um treinamento com a qualidade que nosso Distrito merece.

DSCN3001

Uma das várias “fotos coletivas” tiradas durante a festa de sábado à noite. Crédito: Paulo Nassif (Rct SP Oeste Global)

A experiência do RDR Vitório Tomaz, do ERDR Wilson Unger Filho e do ERDI Robson Maia (todos do Sumaré-Perdizes) foi essencial para lidar com os desafios, que foram desde o relacionamento com fornecedores e patrocinadores até o trabalho incessante durante o evento. No entanto, a principal dificuldade foi conciliar as agendas do clube e Representação Distrital com a organização da ADIRC. Segundo Vitório, “o Sumaré-Perdizes e as Representações de Rotaract e Interact jamais puderam deixar suas atividades de lado para organizar a ADIRC, então passamos várias noites em claro e negociamos horários com a faculdade e o trabalho, mas sempre com foco em fazer um bem maior para a juventude, que é preparar e motivar os voluntários do Rotaract, Interact e RotaKids”.

Pós-evento – Os resultados nas ações dos clubes estão surgindo aos poucos, mas já é possível ter uma ideia da motivação em servir a partir dos comentários após o evento. Patrícia Salles, do Rotaract Club de Embu, comenta: “Acredito que ela cumpriu exatamente o seu papel, pelos treinamentos, motivações e reflexões causadas. Por tudo o que ouvimos e pelo exemplo prático que nos foi dado tanto nas palestras como no esforço da Organização, resumo o evento como transformador!” Já Thiago Ferreira, do Rotaract Club de São Paulo Avenida Paulista, fala da expectativa gerada pelos treinamentos: “A primeira palestra da ADIRC fez com quem eu pensasse logo de cara que cada centavo investido no treinamento já tinha valido a pena e foi um cartão de visitas bem claro, com a mensagem nítida de: “Esta ADIRC terá um nível ímpar de qualidade”, e de fato, teve. (…) isso deve ser encarado como um grande desafio a todos os membros de todos os demais clubes, inspirem-se como eu me inspirei, busquem incansavelmente o sucesso, porque ele existe e pode ser alcançado.”

DSCN3041

Posse do novo Lobo Wilson de Almeida, durante a cerimônia de encerramento da ADIRC

Mariana Melges, RDR eleita para a Gestão 2013-2014, conclui sobre a importância do evento para a preparação dos clubes: “A ADIRC, além de uma oportunidade ímpar de treinamento e aquisição de novos conhecimentos, marca os primeiros passos da gestão entrante. Pensando nisso, foi apresentado para o distrito o planejamento macro da gestão e realizada uma conversa com os presidentes eleitos para alinharmos as expectativas. Para mim, o que marcou o evento foi a integração do distrito. A ADIRC – Mundo dos Mitos fez jus ao lema “Viver Rotary, Transformar Vidas”!

533819_501127593282114_489113314_n

Sumaré-Perdizes exausto, mas contente em realizar sua primeira ADIRC: Chris, Wilson 2, Robson, Régis, Paula, Vitório e Wilson 1

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: