Skip to content

Saiba o que é o Movember, movimento pela saúde masculina

05/11/2012

Oi amigos!

Novembro é o mês mundial da saúde masculina e do combate ao câncer de próstata. Esses são assuntos extremamente complicados, tendo em vista que grande parte dos homens não tem o costume de ir ao médico regularmente, quando mais para um exame de próstata. Essa, infelizmente, é a triste cara da saúde masculina.
Convido a todos para a mudar de uma maneira inusitada: Com um bigode.

O que é o Movember?
O Movember (Moustache November) é uma campanha mundial pela saúde masculina, iniciada em 1994 na Austrália. Seus participantes se dedicam a, durante todo o mês de novembro, a promover ações e projetos que visem a melhoria da saúde masculina. Ah, eles também cultivam um bigode durante esse mês.

Por que um bigode?
Existem vários motivos para o uso de um bigode para o projeto. Ele é um dos grandes símbolos da masculinidade universal. O simples fato de você estar com bigode durante um mês faz com que você vire um outdoor ambulante sobre o projeto para seus conhecidos. Ele cria uma irmandade entre os participantes e serve como uma lembrança constante que durante esse mês você quer melhorar a condição da saúde masculina. Alem disso todos sabemos que as mulheres preferem homens de bigode.


Como eu posso ajudar?
Durante o mês de novembro, tente conscietizar os homens sobre a importância de cuidar da sua saúde. Não vou pedir nenhum projeto sobre isso (bem sei que é complicado), mas peço que conversem com seus conhecidos sobre o fato como os homens também tem que se preocupar com a saúde, e quebrar preconceitos bobos (como que homens que fazem o exame de próstata não são masculinos). Passe essa mensagem adiante.

Mas eu não tenho (ou não consigo cultivar) um bigode!
Isso acontece mesmo nas melhores famílias… Mesmo que vocês homens não consigam ter um bigode digno de um lorde inglês no fim do mês, peço que você tente. Muitas pessoas vieram falar comigo ano passado para saber por que eu estava de bigode, e após um tempo de conversa estavam mais conscientes quanto à questão da saúde masculina. Por mais bobo que pareça, o meu bigode ralo pode ter ajudado a melhorar a vida de vários homens.
As mulheres como não conseguem (espero) cultivar um bigode, podem participar usando o seu bigode interior. Como todos apreendemos no Dexter:

Eu já decidi que vou passar este mês lutando para mudar a cara da saúde masculina. Ajude você também!

Abaixo alguns links sobre o Movember:

Este post foi uma contribuição do rotaractiano Tiago Carmona, do Rotaract Club Universidade Mackenzie, que trouxe a ideia para os Rotaract Clubs do nosso Distrito abraçarem. Fique de olho nos nossos blogs e acompanhe novas ações do #Movember!

2 Comentários leave one →
  1. Dulce Conte permalink
    05/11/2012 15:15

    Parabéns! Rotaract Club São Paulo Sumaré-Perdizes!

    Muitos bigodes!!! Abraços

    DULCE REGINA BARBOSA LOUREIRO CONTE Psicóloga Clínica; Psicodramatista Terapeuta de EMDR, Estresse Pós Traumático e Método Calatônico Distinção de Conhecimento pela SBPO Psicóloga da Saúde Hospitalar Pós-graduação Lato Sensu em Psicodrama e em Psicoterapia Sociodramático Construtivista de Casais, Famílias e Grupos Atendimento Individual, Casal, Família e Grupo Membro da ABRAPAHP Av. Prof. Alfonso Bovero 1057 – cj. 45 – 4. andar CEP 05019-011, Perdizes, São Paulo Fones: (11) 3675 4008 (recados) (11) 9993 5593 (cel) e_mail: dulceconte@uol.com.br

  2. 05/11/2012 15:54

    Aplauso a iniciativa. Importante preservar prevenindo em tempo útil a vida útil e produtiva.
    Bigode externo e interno bem cuidados, o que envolve serem aparados periódicamente, nem demais nem de menos.
    Parabéns ao Rotaract Mackenzie!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s