Skip to content

CODIRC 2012: aprendizado, companheirismo e muitos prêmios!

25/06/2012

Nosso clube participou em peso da XIX CODIRC, realizada nos dias 16 e 17 de junho na Toca do Tuim, em Itapecerica da Serra. Além de conhecermos os projetos realizados pelos clubes do distrito, celebramos o final da gestão 2011-12 e ainda ganhamos 3 prêmios no Concurso Distrital de Projetos!  Veja em detalhes como foi nosso fim de semana especial.

CODIRC 2012

Pra quem ainda não conhece, CODIRC é a sigla para Conferência Distrital de Rotaract Clubs. é um evento anual realizado nos mesmos moldes da Conferência Distrital de Rotary Clubs, com o objetivo de mostrar os projetos realizados pelos clubes e promover o companheirismo no final do ano rotário. A edição deste ano foi organizada pelo Rotaract Club SP Aliança Lapa, e teve como tema a conectividade através da internet (OK, a Toca do Tuim não tem wi-fi, mas entendemos a proposta de conectar as gerações. LOL)

Como assim, não era sexta?

Frio e escuridão. Esses foram os primeiros obstáculos que o pessoal do fantástico Distrito 4610 teve que enfrentar para participar da tão aguardada CODIRC. A proposta de um evento mais enxuto (com uma noite a menos) foi bem aceita, até notarmos que teríamos que acordar às 5h da manhã de sábado para não perder o transporte para a CODIRC.

Medo de perder o ônibus: foi o que se passou na cabeça de Vitório, Paula, Reginaldo e sua irmãzinha Carla (nova mascote do clube) ao partir rumo à estação Pinheiros do Metrô, para embarcar no comboio com os outros clubes. Enquanto isso nossa presidenta Christiane ia de carona no carro de outra rotaractiana; e Wilson, Camila e Robson só iriam mais tarde, aproveitando o resto da manhã de sábado para dormir, como a vida pede.

CODIRC, parte I: Palestras e apresentação dos projetos

Após o check-in, café da manhã e cerimônia de abertura, tivemos uma programação de palestras sobre empreendedorismo:

No final da tarde, um dos momentos mais esperados: cada um dos clubes de Rotaract, Interact e Rotakids presentes apresentou seus principais projetos realizados no último ano. Nossa presidenta Christiane Rocha apresentou 4 dos nossos projetos: Dia das Crianças na Casa Semeia , Natal na Casa SemeiaPizzada de AniversárioFingers for Polio.

3 minutos por projeto: esse foi o tempo dado à nossa presidenta para apresentar nossos projetos finalistas. E ela foi muito bem!

CODIRC, parte II: KEEP CALM and AUUUUUUUU!!!

Além dos banners, nosso clube tinha mais surpresas para a CODIRC: Durante a festa de sábado à noite, apresentamos nossa nova camisa-uniforme:

camisetacodirc2012-4-ferocidade

Esquecemos de tirar fotos durante a festa, mas você ainda verá nosso clube devidamente uniformizado até o final deste post. Aguarde.


Veja mais fotos da festa na Fan Page do Distrito 4610 no Facebook.

CODIRC, parte III: slides, macacos e Fúria de Titãs

No domingo à tarde, recebemos uma palestra bem animada do Marco Franzolim, da Monkey Business. Além de nos ensinar a criar apresentações de impacto (o que vai ser muito útil daqui pra frente), Marco nos contou um pouco da sua carreira e de quebra trocou figurinhas sobre filmes que foram fracasso de crítica e/ou biheteria, como Fúria de Titãs. Momento épico para os geeks de plantão!

No check-out, Marco ainda compartilhou alguns links com quem curtiu a palestra: (Sim, isso foi uma sacadinha marota com conectividade e redes sociais. Piada infame)

CODIRC, parte IV: E o prêmio vai para…

Chegamos à parte final da CODIRC, com a entrega dos prêmios de Melhor Projeto de 2011-12. Nosso clube concorreu nas seguintes categorias:

Nosso projeto Fingers for Polio, realizado em conjunto com o RCSP Sumaré, venceu nas categorias Melhor Projeto de Finanças e Melhor Projeto de Imagem Pública! De quebra, também levamos o prêmio de Melhor Banner!

Em tempo: também ganhamos o Prêmio Vitório Tomaz “Eu não acredito que você fez isso!”, que depois de algumas edições voltou ao seu criador. Só pelo nome do prêmio já dá pra ter uma idéia do que nosso futuro RDR fez, mas vamos deixar isso para os comentários… LOL

O clube inteiro (OK, quase… faltou o Wilson) recebe os prêmios da RDR Cibele Silva .Foto: Josy Chaves (Rotaract Club Registro)

Nosso banner vencedor! Deu trabalho criá-lo, esperamos que ajude a conhecer melhor nosso trabalho como rotaractianos.
Clique para vê-lo ampliado

Nosso padrinho Gunter W. Pollack, do RCSP Perdizes, esteve no evento conosco, e fez suas considerações:

Assisti tão apenas no sábado 16/06/12.

Venho acompanhando ADIRC’s e CODIRC’s há bastante tempo e valorizo sempre a oxigenação que advém da manifestação do “sangue novo” de Rotary.

No que respeita a parte rotaractiana, esta CODIRC não ficou muito longe da minha expectativa, porém (sempre haverá algum porém) há alguns aspectos a serem considerados:

1. Parabéns para a palestra do Odair Gazzetta.
Toda vez que engajamos um profissional de primeira linha para um tema de verdadeiro interesse o sucesso é garantido. (Não adianta correr riscos com amadores pouco capacitados).

2. Jan Diniz foi bem sem, contudo, alcançar o impacto e a abrangência do Odair (outros cenários e condicionantes).

3. As programações futuras deveriam – no meu pensar – ter audiências separadas, conforme conteúdo e propósito de palestras e/ou comunicações.

4. Exultei com a espontaneidade e alegria das “novas gerações” (acordando recordações de meus tempos de escolar, escoteiro, estudante e estagiário).

5. No sábado senti falta da abordagem dos desafios mais imediatos que nossos rotaractianos têm pela frente:

  • Como eleitores – a escolha do prefeito e de boa parte dos edis.
  • Como formadores de opinião – diante da RIO+20 e o concomitante programa do Rotary no Rio de Janeiro.
  • Como elo mais visível da ação rotária – na definição da Imagem Pública de Rotary.

6. Parabéns ao Pedro Prochno, sua equipe e demais voluntários e apoiadores, que viabilizaram a 19° CODIRC.

7. Recomendação: Tenham em mira 2015 – ano da Convenção Internacional de R.I. em São Paulo.

Abraços

Gunter W. Pollack

E, pra finalizar, nossa presidenta Christiane Rocha resumiu bem o que sentimos ao receber os prêmios:

Cada clube fez seu projeto de forma justa, e a apresentação foi muito difícil… muita gente ficou nervosa com o tempo, pois não tivemos muito tempo pra treinar. Precisei virar a noite de sexta para revisar os textos, e tenho certeza de que muitos clubes fizeram o mesmo.

Mas no final das contas, PRÊMIO é só uma parte… CONHECIMENTO é muito mais!

E tudo q soubermos, fizermos, aprendermos… temos q saber compartilhar com HUMILDADE e sem prepotência…ISSO nos faz destaque! Isso nos torna pessoas melhores dentro e fora do Rotaract!

3 Comentários leave one →
  1. Kelly Reis permalink
    25/06/2012 17:03

    Parabéns Super!!!

    Vc”s merecem todo esse reconhecimento!!

  2. 26/06/2012 8:17

    Parabéns Sumaré Perdizes.

    Com certeza todo reconhecimento foi válido.

    Abraços

  3. Vitório Tomaz permalink
    26/06/2012 10:41

    Parabéns pelo post man, está muito bem escrito e com certeza é uma ótima referência para que os nossos padrinhos possam conferir o nosso trabalho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s