Skip to content

Visita ao CEAGESP – Luxo Lixo

16/02/2010
Desperdício de alimento

Desperdício de alimento

No sábado dia 06 e fevereiro demos inicio ao Projeto Paz Interativa, que tem como fundamento abordar situações onde estejam evidentes condições onde não conseguimos nem ao menos conversar sobre Paz, já que as condições mínimas no que diz respeito aos direitos humanos ainda não são nem um pouco plenas.

O primeiro local escolhido para receber nossa visita foi o CEAGESP, o principal centro de distribuição de alimentos da capital paulistana e que além desta atribuição, tem a fama de ser palco da prostiuição infantil, incentivada principalmente pelo alto número de caminhoneiros, tráfico de drogas, sustentar a máfia do lixo, que envolve/ou(?)  o filho do presidente, além de outros problemas de ordem não complexa.

Ignoramos estes fatores na primeira visita, afinal são “irrelevantes”, afinal não teríamos condições de realizar fotos e análises sobre tantas situações que influem diretamente nas conversas sobre a Paz. Resolvemos fazer um recorte pequenino. Nossa visita aconteceu durante o sábado pela manhã, em um horário onde o fluxo de caminhões é bastante reduzido, o que consequentemete torna o ar mais respirável e as condições de trabalho menos insalubres, o objeto de análise foi a feira de sábado, que acontece até às 12h30.

E o resultado são as fotos no link: picasaweb.google.com/rotaractpuc/VisitaAoCEAGESP# e em mais algumas fotos feitas pela Fê, que serão oportunamente publicadas. Nas fotos já publicadas podemos ver principalmente o desperdicio. Notem que todos os alimentos retratados estão sendo destinados ao lixo. Lixo que poderia ser o luxo de muitos.

Durante a visita presenciamos algumas cenas que são no mínimo contraditórias, como feirantes jogando fora algumas berinjelas em perfeito estado, e as mesmas sendo aproveitadas a posteriore por “catadores”. Ou então duas crianças que trabalhavam na feira, sem qualquer problema maior😦.

O mais interessante na análise, partindo de um contexto de análise da ocupação do espaço local, é que coincidentemente, a 300m do CEAGESP temos um cadeião, o caminho chegamos inclusive a retratar, é uma ponte toda esburacada por onde mulheres e crianças atravessam todos os domingos. A favela do CEASA, que fica colada no CEAGESP  e é reconhecida por ser um forte ponto do tráfico de drogas, além de estar situada as beiras da Marginal Pinheiros, o que torna o ar do local com toda certeza mais poluído que o da média da cidade, este que por sinal já é considerado poluído em demasia.

Mas…fazendo um especulação breve, já que este post se pretende como apenas um relatório. Será que esta favela está lá pela proximidade do CEAGESP, onde eles tem frutas, verduras e legumes de graça?  Será que a favela está lá por que é próxima ao cadeião? Será que está lá por que temos um população viciada em CO2? Ou…

Deixem suas opniões😦

3 Comentários leave one →
  1. 17/02/2010 0:21

    Parabéns pelo projeto, é uma iniciativa esperançosa e leva em conta vários fatores!! Bjks da ci

  2. Mário permalink
    23/02/2010 18:35

    Projeto maravilhoso, levantamento de dados maravilhoso que pode vir a ser a base de outros projetos de vocês também. Parabéns equipe do SuPerPUC, parabéns Vitório.

Trackbacks

  1. Rotaract 4610 » Blog Archive » SuperPuc inicia Projeto Paz Interativa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s